Mundo

Nos EUA, Grande parte da Flórida está em estado de emergência por possível tempestade tropical

Não está claro se a tempestade atingirá a força de um furacão ou exatamente para onde irá. Ainda assim, qualquer tempestade desta natureza pode causar inundações massivas, cortes de energia, tempestades costeiras e tornados

Tempestade na Flórida (Scott Olson/Getty Images)

Tempestade na Flórida (Scott Olson/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2023 às 19h18.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência neste sábado (26) para a maior parte da costa do Golfo do Estado, enquanto os meteorologistas dizem que um sistema climático na costa do México poderá em breve se tornar uma tempestade tropical e começar a se mover em direção à área. A declaração de DeSantis abrange a costa do Golfo, desde a cidade de Fort Myers, no sudoeste, ao norte, até a Cidade do Panamá, no Panhandle. Trinta e três dos 67 condados do Estado estão cobertos pela declaração.

O Centro Nacional de Furacões diz que há 70% de chance de o sistema se tornar uma tempestade tropical até segunda-feira e 90% de chance geral. Atualmente, seria chamada de "Idalia" se nenhuma outra tempestade tropical se formar antes dela. Os modelos de previsão não mostram o centro da tempestade se aproximando das áreas do sudoeste da Flórida, atingidas pelo furacão Ian no ano passado.

Furacão

Não está claro se a tempestade atingirá a força de um furacão ou exatamente para onde irá. Ainda assim, qualquer tempestade desta natureza pode causar inundações massivas, cortes de energia, tempestades costeiras e tornados.

DeSantis disse em comunicado que emitiu sua ordem executiva "com muita cautela para garantir que a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida possa começar a preparar recursos e que os moradores da Flórida tenham tempo de sobra para preparar suas famílias para uma tempestade na próxima semana". "Encorajo os moradores da Flórida a terem um plano em vigor e garantir que seu kit de abastecimento para furacões esteja abastecido", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:FlóridaMudanças climáticasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Bombardeios continuam em Rafah, mesmo com chegada de emissário dos EUA a Israel

Irã inicia buscas por helicóptero do presidente Raisi após 'acidente'

Beyond Expo, em Macau, reúne 30 mil pessoas em feira tech que conecta a China ao mundo

Mais na Exame