Bússola

O que são ‘mad skills’ e como reconhecer colaboradores com habilidades extraordinárias?

Bússola

16 de abril de 2024 às 13:53

Foto: Zygmunt Bauman (Zahar/Divulgação)

* Por Marcos dos Santos, CEO e fundador da Vinho Tinta: Sociólogo polonês, Zygmunt Bauman descreveu como "líquida" a modernidade de mudança constante, descrição que pode ser aplicada em diferentes áreas, inclusive ao cenário atual do mercado de trabalho.

Se antes os colaboradores eram contratados conforme as competências técnicas, atualmente, eles são cada vez mais valorizados conforme as mad skills, conhecidas em português como habilidades extraordinárias.

Foto: (sem legenda) (HinterhausProductions/Getty Images)

Empresas ao redor do mundo estão cada vez mais buscando candidatos com características singulares, muitas delas adquiridas pela prática de esportes, desenvolvimento artístico ou tarefas manuais para formar equipes cada vez mais diversas, dinâmicas e engajadas.

Pessoas com essas características são capazes de transformar produtos e serviços em soluções mais criativas e inovadoras.

Mas o que são ‘mad skills’?

Foto: (sem legenda) (jacoblund/Getty Images)

Diferente das “soft skills”, conhecidas como competências socioemocionais, e “hard skills”, de conhecimentos desenvolvidos de forma acadêmica, as mad skills chamam atenção por decorrerem de atividades de interesse genuíno do colaborador.

Elas podem ser adquiridas através da pintura, participação em uma banda, integrar um time de futebol ou até a atuação em um trabalho voluntário.

Não existe um limite para a aquisição de novas aptidões, uma vez que novas atividades podem ser inseridas na rotina do colaborador e mais habilidades abarcadas.

Leia o artigo completo em BÚSSOLA