Tecnologia

EUA retiram restrições e Siemens retoma exportações de software para a China

Com a suspensão das sanções, a Siemens restabelece o fornecimento completo de tecnologia para clientes chineses

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 3 de julho de 2025 às 15h26.

A Siemens informou, em 2 de julho, que o governo dos Estados Unidos suspendeu as restrições à exportação de seus softwares de design de chips para a China. A medida permite que a empresa alemã restabeleça o fornecimento completo de suas tecnologias para clientes chineses.

A Siemens confirmou que os usuários na China voltaram a ter acesso integral às suas ferramentas de design eletrônico. As restrições faziam parte de um conjunto de sanções aplicadas pelo governo norte-americano nos últimos anos, com o objetivo de limitar o avanço da indústria chinesa de semicondutores.

Retomada do diálogo entre EUA e China

Após tensões comerciais que resultaram em tarifas elevadas e barreiras comerciais, Estados Unidos e China retomaram o diálogo direto. O acordo formalizado em Genebra no mês passado inclui o compromisso de Pequim de retomar as exportações de minerais de terras raras, essenciais para a indústria tecnológica global, conforme informou o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick. A flexibilização das tarifas e restrições pode indicar o início de uma nova fase na relação comercial entre os dois países.

Flexibilização pontual e incertezas no setor

A decisão dos EUA pode sinalizar um movimento pontual de flexibilização, mas ainda não há confirmação se outras empresas do setor também foram liberadas para retomar o fornecimento à China.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)TecnologiaSoftware

Mais de Tecnologia

Universidade de Tsinghua conquista RoboCup 2025 com vitória histórica na categoria Adulto

A IA pode roubar seu dinheiro? Dono do ChatGPT alerta para colapso no sistema financeiro

Uso de assinatura digital Gov.BR cresce 90% no primeiro semestre de 2025 e chega a 95 milhões

Problemas para Musk: IA treinada com rosto de funcionários gera protestos na xAI