Mundo

Tempestade Idalia deve atingir a Flórida como furacão; autoridades declaram estado de emergência

Tormenta se desloca para o norte do estado a 13 km/h e deve ganhar força até quarta-feira

Flórida: Idalia deve se tornar um furacão de, ao menos, categoria 3 (Agence France-Presse/AFP)

Flórida: Idalia deve se tornar um furacão de, ao menos, categoria 3 (Agence France-Presse/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 28 de agosto de 2023 às 11h52.

Última atualização em 28 de agosto de 2023 às 11h53.

A tempestade tropical Idalia se intensificou nas últimas horas e se aproxima nesta segunda-feira, 28, da costa oeste de Cuba, em seu caminho para a Flórida, onde a previsão é de que chegue como um furacão de categoria 3, segundo as autoridades americanas.

A tempestade está 150 km ao sul da parte mais oeste de Cuba e avança com ventos máximos sustentados de 100 km/h, de acordo com o relatório mais recente do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Idalia se converterá em furacão nesta segunda-feira, conforme as previsões do NHC, que emitiu um alerta para a província cubana de Pinar del Río.

A tormenta se desloca para o norte a 13 km/h e deve ganhar força nas próximas horas até alcançar a costa oeste da Flórida, no sudeste do Estados Unidos, na quarta-feira.

Idalia deve se tornar um furacão de, ao menos, categoria 3, isto é, com ventos máximos sustentados de entre 178 e 208 km/h, segundo o NHC.

Perigo

Ron DeSantis, governador da Flórida e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, declarou estado de emergência em 46 condados pela ameaça de Idalia e anunciou evacuações em partes do oeste.

"Este vai ser um furacão poderoso e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Assim, por favor, prestem atenção às diretrizes de suas autoridades locais", disse DeSantis em coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

"Isto pode custar a vida de alguém, pode custar seu sustento", insistiu o governador. "Esta é uma batalha com a mãe natureza, e não é algo contra o que se deseja lutar", completou.

Em setembro do ano passado, o furacão Ian, de categoria 5, matou quase 150 pessoas e deixou graves danos materiais em sua passagem pelo sudoeste da Flórida.

Acompanhe tudo sobre:FuracõesFlóridaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Bombardeios continuam em Rafah, mesmo com chegada de emissário dos EUA a Israel

Irã inicia buscas por helicóptero do presidente Raisi após 'acidente'

Beyond Expo, em Macau, reúne 30 mil pessoas em feira tech que conecta a China ao mundo

Mais na Exame