Mundo

Nos EUA, Flórida se prepara para um possível furacão nesta semana

A previsão é de que o sistema se aproxime de partes das Bahamas e da costa da Flórida com a força de furacão entre quarta e quinta-feira

O governador do Estado, Ron DeSantis, alertou no domingo os moradores para que estivessem preparados (AFP/AFP)

O governador do Estado, Ron DeSantis, alertou no domingo os moradores para que estivessem preparados (AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de novembro de 2022 às 10h43.

Última atualização em 7 de novembro de 2022 às 11h22.

Um sistema climático que se forma no Oceano Atlântico ao norte de Porto Rico pode atingir a costa leste da Flórida como um furacão no fim desta semana, disse no domingo, 6, o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). Segundo o centro a área de baixa pressão poderia se tornar uma tempestade tropical ou subtropical no início desta segunda-feira, 7.

A previsão é de que o sistema se aproxime de partes das Bahamas e da costa da Flórida com a força de furacão entre quarta e quinta-feira, cerca de seis semanas depois que o furacão Ian atingiu a costa e devastou partes do sudoeste da Flórida.

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

O governador do Estado, Ron DeSantis, alertou no domingo os moradores para que estivessem preparados. "Aparentemente, a temporada de furacões ainda não terminou", disse o vice-diretor interino do NHC, Mike Brennan.

Segundo ele, a escala do sistema é muito grande, o que significa que provavelmente afetará uma área ampla, não importa para onde o centro da tempestade vá.

A expectativa é de que aeronaves caçadoras de furacões voem pelo sistema em desenvolvimento nesta segunda-feira para explorar melhor a sua formação.

Até o momento, as previsões indicam que a tempestade será significativamente mais fraca do que o Ian, que atingiu a Flórida como um poderoso furacão de categoria 4 e deixou cerca de 130 mortos.

"Independentemente do desenvolvimento, há um risco crescente de inundações costeiras, ventos com força de tempestade tropical, chuvas e ondas fortes e erosão nas praias ao longo de grande parte da costa sudeste dos Estados Unidos, da costa leste da Flórida e partes das regiões central e noroeste das Bahamas", disse o centro.

Embora o pico da temporada de furacões geralmente ocorra em meados de setembro, a temporada vai até novembro.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FlóridaFuracões

Mais de Mundo

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Bombardeios continuam em Rafah, mesmo com chegada de emissário dos EUA a Israel

Irã inicia buscas por helicóptero do presidente Raisi após 'acidente'

Beyond Expo, em Macau, reúne 30 mil pessoas em feira tech que conecta a China ao mundo

Mais na Exame