Brasil

Avaliação de Bolsonaro em SP é a terceira pior do país entre as capitais

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 17, mostra que Salvador é a capital que pior avalia o presidente, enquanto Boa Vista tem a melhor avaliação

 (Adriano Machado/Reuters)

(Adriano Machado/Reuters)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 17 de outubro de 2020 às 16h20.

A gestão do presidente Jair Bolsonaro tem uma das piores avaliações do país na cidade de São Paulo, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 17. O levantamento foi feito em 25 capitais. São Luís, no Maranhão, ainda não participou desta primeira rodada de pesquisa.

Na capital paulista, 48% consideram a gestão do presidente ruim/péssima, 27% avaliam como ótima/boa, e 24%, regular. A capital que pior avalia Bolsonaro é Salvador, na Bahia. Para 62% dos soteropolitanos, o governo do presidente é ruim/péssimo. Somente 18% consideram ótimo/bom, e 17%, regular.

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aparece com a segunda pior avaliação, com 50% dos entrevistados respondendo que o governo é ruim/péssimo, 26% avaliam como ótimo/bom, e 23%, regular.

Na outra ponta, com as que melhor avaliam a gestão, aparecem Boa Vista, Manaus e Porto Velho. Na capital de Roraima, o governo é considerado ótimo/bom para 66%, 15% ruim/péssimo, e 18%, regular.

Para 54% dos manauaras, o governo é bom/ótimo, 26%, péssimo/péssimo, e 19%, regular. Na capital de Rondônia, 50% dos moradores avaliam como ótimo/bom, 29% como ruim/péssimo, e 21%, regular.

EXAME/IDEIA: Avaliação nacional

No começo de outubro, pesquisa exclusiva EXAME/IDEIA perguntou como os brasileiros avaliavam o governo de Bolsonaro. Após uma queda em setembro, a aprovação do presidente voltou a subir e chegou a 39%. A desaprovação se manteve estável desde a última pesquisa, em 42%.

O EXAME/IDEIA é projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. A cada quinze dias, EXAME/IDEIA traz pesquisas de opinião exclusivas com foco no cenário político.

A aprovação é maior nas regiões Norte (57%) e Centro-Oeste (53%), considerando os que aprovam totalmente e aqueles que aprovam parcialmente a atuação do presidente. Já o Nordeste é a região com mais alta desaprovação, 48%. Para os brasileiros somente com o ensino fundamental, 46% aprovam a maneira de Bolsonaro governar. Entre os que têm o ensino superior, a desaprovação total e parcial soma 44%.

Acompanhe tudo sobre:IbopeJair BolsonaroPesquisasao-paulo

Mais de Brasil

Lula diz que governo irá anunciar programa para restabelecimento de voos ao RS

Caminhão dos Correios com doações para vítimas do RS tomba em rodovia de SP

BNDES tem R$ 22 bi em empréstimos no RS e dará carência de 1 ano, afirma Nelson Barbosa

PF prende novos suspeitos no caso Marielle

Mais na Exame